FOTOS



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Negócio com a Grécia cada vez mais longe

O contrato, no valor de 120 milhões de euros, que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) firmaram com um armador grego para construção de dois ferries "pode estar ameaçado", admitiu a administração da empresa. "Estamos em conversação com o armador, porque expirou o prazo para o financiamento, para eventualmente retomar, noutras bases. Mas o contrato pode estar ameaçado, de facto", admitiu Veiga Anjos.
Isto porque, explicou o presidente do Conselho de Administração dos ENVC, o maior construtor naval português e tutelado pelo Estado, o prazo para o armador regularizar a questão do financiamento com a banca expirou e tudo depende agora de uma nova renegociação e do aval da banca (inicialmente seria portuguesa) para retomar o negócio destes dois ferries, verdadeiros navios de luxo, visto como mais um balão de oxigénio para as contas da empresa pública. Mas se do lado da Grécia o negócio está mais complicado, Moçambique poderá ser uma porta que se pode vir a abrir.
Há dias a empresa foi visitada pelo ministro dos Transportes de Moçambique, país que poderá encomendar àquela empresa navios para reforçar a sua frota de marinha mercante e para fiscalizar a sua zona costeira. "Há hipóteses [de construir para Moçambique]. Eles estão interessados em proteger as suas imensas costas. Isto está de acordo com a gama de construção que estes estaleiros têm", admitiu Veiga Anjos. Em cima da mesa está a hipótese de constituição de uma parceria envolvendo os dois países para promover a construção naval para aquela ex-colónia portuguesa. Outro assunto que em breve poderá ter desenvolvimentos é do ferry Atlântida, com a prevista vinda, em breve, de técnicos da Empresa de Petróleos da Venezuela aos Estaleiros, para analisar tecnicamente o navio e avaliar ser serve as necessidades. Entre os dois paises já existe um principio de entendimento para a venda do ferry, que foi rejeitado pelos Açores por uma diferença minima na velocidade máxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário